1 - Siri Azul 2 - Carrapato 3 - Escorpião Negro 4 - Caraca 5 - Caranguejeira 6 - Lagosta 7 - Viuva Negra 8 - Caranguejo 9 - Acaro

ARTRÓPODES

OS ARTRÓPODES (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) SÃO ANIMAIS INVERTEBRADOS CARACTERIZADOS POR POSSUÍREM MEMBROS RÍGIDOS, ARTICULADOS, COM VÁRIOS PARES DE PERNAS, QUE VARIAM DE ACORDO COMAS CLASSES.

OS ARTRÓPODES PODEM SER CASSIFICADOS EM CINCO CLASSES PRINCIPAIS: QUELICERADOS, CRUSTÁCEOS, INSETOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES; POREM, FALAREMOS APENAS SOBRE A CLASSE DOS QUELICERADOS E CRUSTÁCEOS.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CAPTURA DE ESCORPIÕES

Quando se faz a captura de escorpiões, é preciso tomar cuidado para não ser picado, para isso usamos uma pinça a qual, é feita de bambú, que é um material fácil de encontrar e fácil para fazer.
Pega-se um bambú de grossura de uma vara de pescar com espessura de aproximadamente dois centímetros, corta-se um pedaço de 30cm ou 40cm e na ponta mais estreita faz-se um corte inclinado que vai ficar afinado, depois corta-se no meio até a ponta mais grossa deixando um espaço sem cortar de uns 5cm. Nessa ponta mais grossa coloca-se um pedaço de rolha de cortiça no meio do corte para que a nossa pinça fique aberta.
A captura de escorpiões deve ser feita com frascos deboca larga e quando se coletar os escorpiões, sempre pega-los pela "cauda"(a cauda na verdade é continuação do abdômen) que é a parte mais resistente do animal. Ou pode-se usar o processo de coleta de aranhas também.
A coleta deve ser feita sempre por pessoas especializadas, para que se evite acidentes.
Os escorpiões devem ser capturados invertendo-se um recipiente (como no caso das aranhas), podendo utilizar um graveto para auxiliar o procedimento, pois eles não saltam.


Pode-se também improvisar uma pinça com taquara ou bambu (pinça de Bücherl):


Corte um gomo de bambu e abra uma fenda até o nó, introduzindo em seguida uma rolha de cortiça que irá manter as hastes afastadas.
Capture-o segurando-o pela cauda com o auxílio da pinça. Assim evitará possíveis picadas, pois os escorpiões não lançam veneno a distância


Observações

Nunca utilize sacos pláticos para aprisionar os animais.
Nestes casos, as fugas e acidentes são inevitáveis.
Procure também a Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) mais próximo para a entrega de escorpiões, pois este fará a notificação e enviará ao Instituto Butantan de São Paulo, dentro do plano de controle de escorpiões.
O Instituto Butantan também fornece caixas para o transporte de escorpiões, que são usadas para grandes quantidades de animais e não têm divisões, pois eles podem ficar todos juntos.
Convém colocar bagaço de cana úmido ou cascas de árvores presos às paredes internas das caixas. Nestas condições, os escorpiões podem permanecer até oito dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário