1 - Siri Azul 2 - Carrapato 3 - Escorpião Negro 4 - Caraca 5 - Caranguejeira 6 - Lagosta 7 - Viuva Negra 8 - Caranguejo 9 - Acaro

ARTRÓPODES

OS ARTRÓPODES (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) SÃO ANIMAIS INVERTEBRADOS CARACTERIZADOS POR POSSUÍREM MEMBROS RÍGIDOS, ARTICULADOS, COM VÁRIOS PARES DE PERNAS, QUE VARIAM DE ACORDO COMAS CLASSES.

OS ARTRÓPODES PODEM SER CASSIFICADOS EM CINCO CLASSES PRINCIPAIS: QUELICERADOS, CRUSTÁCEOS, INSETOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES; POREM, FALAREMOS APENAS SOBRE A CLASSE DOS QUELICERADOS E CRUSTÁCEOS.

Curiosidades sobre as aranhas


Existe uma espécie de aranha que, para realizar a cópula, ele oferece o seu abdómen para a fêmea comer, e enquanto ela se farta, ele aproveita para a cópula. Geralmente morrem, a não ser que sejam rápidas e a fêmea não coma todo o seu abdómen.

Há mais possibilidades de se morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.

As Viúvas Negras têm esse nome porque comem os parceiros com quem acasalam. Chegam a comer 25 parceiros por dia!

Aracnofobia - medo dos aracnídeos.

As aranhas segregam um óleo das patas, por isso não ficam presas à teia.

A teia de aranha é tão forte que a própria aranha teria de ter 50 mil vezes o seu tamanho para conseguir rasgar a teia.

Cientistas Australianos identificaram uma espécie de aranhas bebés que arrancam os membros da progenitora e alimentam-se deles durante algumas semanas. Eles acreditam que este sacrifício materno previne as crias de se comerem umas às outras.

As aranhas saltadoras costumam saltar para cima das costas das outras aranhas e comem-nas assim.

As Tarântulas têm o corpo dividido em dois, o tórax e o cefalotórax (nenhuma das partes é considerada a cabeça, mas é no cerfalotórax que se encontram os olhos e as quelíceras). É por isso que elas precisam de 8 olhos. Sem uma cabeça que possam rodar, os 8 olhos ajudam-na a ver em todas as direcções.
A maior parte das pessoas pensa que as Tarântulas são animais perigosos. De facto, não há registo de alguma morte causada por uma Tarântula em toda a história. O veneno das Tarântulas é semelhante ao das abelhas.

Todas as aranhas são venenosas até certo ponto, mas apenas algumas são perigosas para os humanos.

Há um tipo de aranha que só come as outras aranhas.

Um fio de teia de aranha com a espessura de um centímetro é mais forte que um cabo de ferro com a mesma espessura. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis era capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo.

O veneno de uma Viúva Negra é mais potente que o de uma Cobra Cascavel